Invasão na Ucrânia: 5 ações para ajudar as vítimas do conflito
O conflito entre Rússia e Ucrânia já se estende por uma semana. Segundo autoridades ucranianas, mais de 2 mil civis já morreram no país durante esse período.
A Rússia está reunindo tropas cada vez mais perto de Kiev, disse o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, em uma publicação online nesta quarta-feira.
“Estamos nos preparando e defenderemos Kiev!”, acrescentou. “Kiev está e ficará de pé”.
Enquanto isso, segundo informações da Reuters, a embaixada ucraniana no Japão afirmou que estava procurando voluntários com experiência médica, de TI, comunicação ou combate a incêndios.
Confira outras cinco formas de ajudar os civis na Ucrânia:
Ajuda médica
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência.
O orçamento do CICV é financiado integralmente por contribuições voluntárias. Mais de 93% de todas as doações de indivíduos são destinadas às operações do CICV no terreno.
As doações são feitas diretamente pelo site da instituição.
Itens básicos
O CARE International (Fundo de Crise da Ucrânia) busca alcançar US$ 4 milhões com ajuda imediata e recuperação, comida, água, kits de higiene, apoio psicossocial e assistência em dinheiro – priorizando mulheres e meninas, famílias e idosos.
Refugiados
A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) aceitam doações mensais e únicas com o propósito de oferecer ajuda humanitária aos refugiados do mundo todo. O mesmo serviço é prestado aos refugiados ucranianos, que estão fugindo do país. As doações são feitas através do site deles.
Infância
Mantenha-se informado
Outra tarefa importante neste momento é se manter informado sobre os acontecimentos acerca do conflito entre Rússia e Ucrânia. É fundamental que as informações divulgadas sejam verídicas, para que a comunidade global entenda melhor sobre o sofrimento das vítimas do conflito e nenhuma informação seja interpretada equivocadamente.