Internet é o meio de comunicação mais influente das eleições
Quando pensamos nos meios de comunicação que mais usamos para consumir notícias atualmente, a primeira coisa que vem à cabeça é a internet. Não há dúvidas sobre isso. Mas é importante ainda assim, entender o papel das outras mídias na política nacional, e dados recentes do Paraná Pesquisas podem ajudar a assimilar um panorama geral de tudo isso.
De acordo com a pesquisa do instituto, a internet é de fato o principal meio usado para se informar sobre a política no nosso país, contando com a resposta de 42,5% dos participantes.
A “arcaica” televisão ficou em 36,7%. Nenhum dos outros veículos chegou a 10%, mas ainda vale a pena falar sobre: os jornais impressos ficaram com 6,3%, o rádio ficou com 5,6%. Além disso, 3,7% dos entrevistados não souberam responder, enquanto 5,1% disseram que não se informam através de nenhum desses meios. Não há um adendo informando quais outros veículos além de internet, TV, jornais e rádio são usados por essas pessoas.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.240 eleitores, todos com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 a 30 de julho de 2018.