Saúde

Internações por causas infecciosas aumentaram 27,9% em 2020

19 maio 2020, 20:47 - atualizado em 19 maio 2020, 20:47
Coronavírus
Apesar da alta registrada em razão das doenças infecciosas, o número de internações, no total, caiu 18,1% na comparação do primeiro quadrimestre de 2020 (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O número de internações por doenças infecciosas – entre as quais a covid-19 – aumentou 27,9% nos hospitais particulares do país de janeiro a abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

Apesar da alta registrada em razão das doenças infecciosas, o número de internações, no total, caiu 18,1% na comparação do primeiro quadrimestre de 2020 com igual período de 2019.

O destaque é a queda nas internações por doenças crônicas: as causadas por neoplasias, como o câncer, caíram 23,2%; por doenças do aparelho circulatório, 20,9%; e por doenças do sistema nervoso, 26,6%.

“Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações dos órgãos responsáveis – como Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – para suspensão de procedimentos e exames eletivos, observamos, nos primeiros quatro meses do ano, uma mudança importante no perfil das internações e no comportamento da população”, dz, em nota, a Anahp.

A associação alerta os portadores de doenças crônicas para não deixaram de fazer o acompanhamento médico.

“Esses pacientes crônicos que não estão recorrendo aos serviços de saúde para acompanhamento adequado de suas patologias estão colocando a vida em risco e abrindo mão da possibilidade de identificação precoce de doenças graves e da possibilidade de cura.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar