Interior e litoral do Brasil estão financiando mais imóveis, diz Itaú Unibanco (ITUB4)
Cresce a procura por casas e apartamentos fora das capitais brasileiras. É o que aponta levantamento feito pelo Itaú Unibanco (ITUB4), com base nos financiamentos imobiliários realizados pela instituição.
Segundo a pesquisa, houve um aumento de 161% no volume de crédito concedido para a compra de residências fora dos grandes centros urbanos em 2021, na comparação com o ano anterior.
Outra tendência observada foi o aumento na busca por imóveis pequenos, de até 50 metros quadrados, que registrou aumento de 204% no mesmo período.
Apesar disso, o financiamento de casas ou apartamentos com metragens maiores, entre 50 e 100 metros quadrados, não foi desprezível, com alta de 162%.
Já a concessão de crédito imobiliário para habitações de médio e alto padrão (MAP), com valores superiores a R$ 1 milhão, avançou 140%.
“Identificamos alguns fatores que podem ter contribuído para essas tendências. Entre eles, estão: a valorização do metro quadrado e a necessidade de ambientes multifuncionais em meio a um modelo de trabalho cada vez mais remoto ou híbrido”, comenta o diretor do Itaú Unibanco, Thales Ferreira Silva.
Neste contexto, o diretor acredita que o aumento no financiamento imobiliário fora das capitais pode ser atribuído à procura por ambientes que ofereçam maior qualidade de vida.
A análise de Ferreira Silva entra em consonância com outras pesquisas que indicam maior interesse por parte da população em residências afastadas das capitais.
Como, por exemplo, o relatório Agentes da Mudança 2021, que constatou que 33% dos jovens entre 18 e 25 anos, que hoje moram em centros urbanos, querem uma casa no interior.
A pesquisa encomendada pela Electrolux ouviu pessoas de 13 países, incluindo o Brasil.
Crescimento por região
Além da tendência de aumento na procura por imóveis fora das capitais, o Itaú também identificou em 2021 um crescimento acima da média nas regiões Norte (com 437% de evolução), Centro-Oeste (300%) e Nordeste (280%).
Abaixo, alguns destaques entre os estados que tiveram maior alta no volume de financiamento imobiliário, com o respectivo crescimento em 2021, se comparado ao ano anterior:
1. Amapá: 548% de crescimento
2. Paraíba: 311% de crescimento
3. Mato Grosso do Sul: 229% de crescimento
4. Santa Catarina: 224% de crescimento
5. Espírito Santo: 164% de crescimento