São Paulo

Intercâmbio gratuito: Governo de SP lança programa para alunos do ensino médio; confira

06 nov 2023, 15:39 - atualizado em 06 nov 2023, 15:40
Intercâmbio gratuito
Governo de SP promove intercâmbio gratuito para estudantes. (Imagem: Unsplash/Robert Linder)

O governo do estado de São Paulo lança nesta segunda-feira (6) um programa de intercâmbio gratuito, o “Prontos pro Mundo” – inicialmente destinado a mil estudantes do ensino médio do estado.

O governo enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que prevê a oferta de mil bolsas de estudo de seis meses em cinco países de língua inglesa.

Além disso, há oferta de um curso intensivo e online de inglês para 70 mil alunos e 15 mil professores da rede estadual de ensino.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o Prontos pro Mundo é um dos programas mais importantes de todo o governo.

“A partir do momento em que essa experiência der certo e ganhar corpo, queremos abrir mais portas e alargar horizontes para cada vez mais alunos e professores”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prontos pro Mundo

O programa será instituído, após a aprovação da Alesp, em duas fases. Na primeira, 70 mil alunos serão beneficiados com um ano de curso de inglês no formato on-line, ao vivo, no contraturno escolar. Alunos matriculados em 2023 no nono ano do ensino fundamental já estão aptos a participar.

De acordo com o governo do estado, na segunda fase mil alunos serão selecionados para o intercâmbio, sendo um estudante de cada uma das 645 cidades paulistas e outros 355 selecionados proporcionalmente entre as 91 Diretorias de Ensino.

A seleção será feita por meio de provas de inglês aplicadas na metade e no final do curso.

Para participar do programa são considerados os pré-requisitos:

  • Notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)
  • Frequência escolar a partir de 85%
  • Idade mínima
  • Autorização dos pais e responsáveis.
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.