Inter tem céu de brigadeiro com marketplace, diz Ágora
O Inter (BIDI11) está cada vez mais extrapolando os seus limites de banco e entrando em outros setores. E as investidas do “ex-banco” começam a dar resultado, segundo a Ágora Investimentos em relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (2).
O Inter Shop, seu marketplace, é o sinal mais recente. Só em novembro, foram transacionados em torno de R$ 315 milhões – quase o volume atingido no terceiro trimestre deste ano, de R$ 377 milhões -, o que fez com que a plataforma digital da instituição financeira chegasse à soma de R$ 1 bilhão em vendas.
O ritmo acelerado de crescimento do marketplace não está associado apenas às vendas da Black Friday. Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop, afirmou que a alta expressiva também reflete a mudança no comportamento do consumidor diante da disseminação do coronavírus.
A Ágora lembra que em apenas um ano, o GMV (volume bruto de mercadoria, em português) atingiu R$ 377 milhões, estando no caminho certo para atender ou mesmo superar “nossa agressiva expectativa de R$ 560 milhões para o quarto trimestre”.
“Comparado a outros players financeiros, o Inter está à frente no desenvolvimento de uma franquia que combina produtos bancários e não bancários, uma tendência que pode remodelar o setor bancário à medida que mais participantes, como varejistas e mercados, trabalhem para oferecê-lo”, argumentam os analistas Victor Schabbel e José Cataldo, que assinam o relatório.
Além disso, eles afirmam que o mercado está olhando com bons olhos para venda cruzada de produtos de crédito com soluções de pagamento ou investimento. E, nesse quesito, o Inter sai na frente, já que conta com expertise em alguns produtos de crédito e agora possui uma plataforma diversificada para explorar.
“Oportunidades e o nível de opcionalidades, a nosso ver, parecem bem mais promissores no Inter do que em outras histórias mais consolidadas em pagamentos”, concluem.