Intenção de lançamentos de alimentos foi menor que de outros setores em janeiro, mas segue líder entre as indústrias
As indústrias de alimentos abriram o ano com menor menor intenção de lançamentos de novos produtos, frente a outros setores, se comparado janeiro contra dezembro, embora siga na liderança frente ao espelho de janeiro 21 e no acumulado de 12 meses.
A constatação é da pesquisa Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, produzido pela Associação Brasileira de Automação Industrial (Abai), que viu o setor alimentício com índice de 15,8% no mês passado, 32,4% ano a ano e 3,1% em 12 meses.
Bebidas lideraram no primeiro mês do ano, com 33,3%, mas nas respectivas séries vêm de menos 42,9% e menos 15,2%. Produtos diversos e vestuário/acessórios também tiveram mais lançamentos, porém igualmente sofreram nas outras comparações.
O setor destoante em queda livre em janeiro foi o têxtil, com redução de 60%, que contribui para a queda geral do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, de 8,9%, já dessazonalizado.
No tocante a janeiro do ano anterior, também aconteceu baixa significativa nos lançamentos têxteis, de 33,3%, mas com alguma recuperação na sequência de 2021, já que no acumulado de 12 veio de alta de 2,9%.
O adendo explicativo da CEO Abai-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, é que ainda é cedo para medir a confiança dos industriais brasileiros.