Tecnologia

Inteligência artificial pode afetar 56% dos profissionais em cargos de liderança, diz estudo

17 out 2023, 14:32 - atualizado em 17 out 2023, 14:32
Inteligência Artificial
Inteligência artificial pode impactar o mercado de trabalho futuro. (Imagem: Canva Pro)

Um estudo feito com 800 executivos e 800 funcionários de empresas indica os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho futuro. A pesquisa foi feita pela edX, plataforma de educação criada pelas universidades Harvard e MIT.

O levantamento indica que em 2025 49% das competências de força de trabalho não serão relevantes, devido à inteligência artificial. Além disso, 47% dos participantes apontam que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho, segundo o estudo.

O estudo também evidencia que os cargos de gestão serão impactados, e não apenas os trabalhadores iniciantes. Mais da metade (56%) dos profissionais em posições de liderança acreditam que suas funções serão “totalmente” ou “parcialmente” substituídas pela IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inteligência artificial

Para os autores da pesquisa, apesar de a inteligência artificial eliminar tarefas, ela pode aumentar a eficácia dos trabalhadores, que, com seu auxílio, podem ter mais tempo para focar em atividades consideradas mais importantes.

Entre os executivos entrevistados, 65% afirmam que gostaria que a IA tomasse conta de determinadas tarefas.

“Além de lidar com tarefas simples, como preparar comunicações executivas, a IA também poderia apresentar ideias para novos mercados, produtos ou modelos de negócios. Essas tecnologias também poderiam ajudar no planejamento e na previsão, e apoiar a tomada de decisões baseada em dados”, diz o estudo.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.