Inteligência artificial: Mais de 300 milhões de empregos devem ser afetados, aponta Goldman Sachs
A inteligência artificial pode afetar mais de 300 milhões de empregos, de acordo com analistas da Goldman Sachs. Segundo os especialistas do banco, o impacto deve se concentrar mais nas economias mais desenvolvidas.
A principal justificativa é que a inteligência artificial pode levar ao corte de vagas, em grande parte de executivos. Por outro lado, o banco americano também menciona que a maioria das indústrias está apenas parcialmente exposta à automação que a inteligência artificial oferece.
No curto prazo, os analistas identificam uma tendência de auxílio, e não de substituição. Ou seja, a IA pode complementar o trabalho de um funcionário, e não o substituir imediatamente.
O banco indica que as áreas com maior tendência a serem impactadas abrangem desde secretários administrativos a profissionais de direito, arquitetos e engenheiros.
Pelo ponto de vista econômico, o uso da inteligência artificial pode levar a um crescimento da economia global em 7% nos próximos 10 anos.
Até 2027, pelo menos 23% das profissões no mercado de trabalho serão modificados. O dado é apresentado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
Conforme o levantamento, com os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a tendência de evolução também se aplica no mercado de trabalho. Confira 10 profissões com tendência para o futuro:
Profissões com alta demanda
- Especialista em machine learning e inteligência artificial
- Especialista em sustentabilidade
- Analista de business intelligence (BI)
- Analista de segurança da informação
- Engenheiro de fintech
- Analista e cientista de dados
- Especialista em Big Data
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital
- Desenvolvedores de blockchain