Inteligência artificial (IA) que editou ganhador do Oscar 2023 agora está disponível para iPhone
O editor de vídeo Runway, que utiliza inteligência artificial para edições, agora está disponível para iPhone, conforme anunciado nesta segunda-feira (24).
O programa de edição foi utilizado em uma das cenas de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” onde duas pedras, representando a protagonista e a antagonista, conversam entre si.
O aplicativo Runway ganhou fama entre os entusiastas de inteligência artificial, devido a capacidade de transformar cenas comuns em algo extraordinário de uma forma simples.
The magic of Gen-1. Now on your phone.
Download the new Runway iOS app today: https://t.co/kYfzzHfOfp pic.twitter.com/1GySmhJkby
— Runway (@runwayml) April 24, 2023
Contudo, o aplicativo disponibiliza apenas a primeira versão da inteligência artificial, a Gen-1. Atualmente, o modelo mais atual é o Gen-2.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Conheça a última geração de inteligência artificial do editor de vídeo
O Gen-2 é acessível de forma gratuita através do programa, ou da plataforma, para computador. Esse modelo é um texto-para-vídeo, ou seja, o usuário é capaz de gerar vídeos de diferentes formatos através apenas de inserções de texto.
Generate videos with nothing but words. If you can say it, now you can see it.
Introducing, Text to Video. With Gen-2.
Learn more at https://t.co/PsJh664G0Q pic.twitter.com/6qEgcZ9QV4
— Runway (@runwayml) March 20, 2023
A startup de inteligência artificial é focada na criação de soluções de edição de vídeo por meio de modelos como aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda para reconhecer objetos e os comandos dados pelos usuários.
Já é possível, através do último modelo da plataforma, pedir à inteligência artificial, por exemplo, um vídeo de balões flutuando em uma paisagem montanhosa ao pôr-do-sol.
Além de criar o vídeo para o usuário, a IA pode remodelar, redimensionar e reimaginar seus próprios vídeos a partir de comandos.
A startup anunciou no último sábado (22) uma “parceria de vários anos” com a Amazon Web Service (AWS). A ideia com essa parceria é utilizar a tecnologia em nuvem da AWS para escalar a pesquisa e o desenvolvimento da Runway
O Gen-2 da Runway, um sistema de IA multimodal que pode gerar novos vídeos com texto, imagens ou videoclipes, foi treinado na AWS em colaboração com a NVIDIA.
“Esta é uma continuação e melhoria em nosso trabalho de modelos generativos multimodais e representa uma grande melhoria para os sistemas de IA de última geração para geração de vídeo”, escreve a empresa em blog.
Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas, marketing e serviços globais da AWS, comenta que os modelos generativos pioneiros que a Runway está testando, treinando e dimensionando na AWS estão “definindo o padrão para o futuro do conteúdo multimodal”.
“Estamos entusiasmados em potencializar as inovações da Runway e colaborar para mudar para sempre a forma como os criativos utilizam a IA para concretizar sua visão”.