Empresas

Inteligência artificial (IA) da Tesla (TSLA34); quanto vai custar o robô de Elon Musk?

06 maio 2023, 13:00 - atualizado em 05 maio 2023, 15:03
Optimus Tesla Elon Musk inteligência artificial
Chamado de Optimus, robô deve servir de base para futura versão a ser fabricada em larga escala, mas ainda está em desenvolvimento (Imagem: Tesla/IReprodução)

A Tesla (TSLA34) anunciou o primeiro protótipo de um robô humanoide que usa inteligência artificial em 30 de setembro de 2022, durante o Tesla AI Day. O simpático robô foi apresentado por Elon Musk, CEO da fabricante de carros.

Chamado de “Optimus”, o robô deve servir de base para uma futura versão que deverá ser fabricada em larga escala. Porém, no momento, ainda está em desenvolvimento e não existe muita informação sobre o assunto.

Elon Musk, por algumas vezes, menciona sobre o projeto em sua rede social. Logo após o anúncio no ano passado, o bilionário foi ao Twitter garantir que “naturalmente” uma versão feminina do robô seria construída também.

A última vez que Musk falou sobre o assunto foi ao interagir com a desenvolvedora de jogos Atomic Heart no dia 12 de maio deste ano. A desenvolvedora se mostrou simpatizante ao bilionário e brincou que seria um prazer incluir o “Optimus” em seu novo jogo, que trata sobre distopia robótica.

Ele brincou de volta: “Espero que os robôs Tesla não funcionem mal! Estamos tomando muito cuidado para garantir que o “Optimus” possa ser facilmente desligado localmente com um interruptor físico para reduzir o risco de controle centralizado.”

O objetivo com o “Optimus” é utilizar o sistema Autopilot, que permite a autonomia dos carros Tesla, e iniciar uma produção em alta demanda. O modelo é um protótipo da marca, que entrou no palco andando sozinho e acenou para a plateia.

O robô conta com software de Inteligência Artificial e sensores com recursos de assistência ao motorista do piloto automático dos carros da fabricante. As articulações são inspiradas nas articulações humanas biológicas. Ele também tem câmeras nos olhos, microfone nas orelhas e locutor na voz. A bateria é de 2,3 kWh, 52 V4.

Conforme dito na apresentação, o robô humanoide Optimus da Tesla ainda não está disponível para compra. A previsão é que ele chegue ao mercado para encomendas entre 2025 e 2027, com custo de aproximadamente US$ 20 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elon Musk mira em inteligência artificial

A X Corp é uma empresa de tecnologia estabelecida pelo magnata dos negócios Elon Musk em 2023 como sucessora do Twitter, Inc. É uma subsidiária integral da X Holdings Corp., que é de propriedade de Musk.

A empresa é proprietária do serviço de rede social Twitter e anunciou planos de usá-lo como base para outras ofertas

Segundo o Wall Street Journal, Elon Musk pretende concorrer diretamente com a dona do ChatGPT1. No entanto, ainda não há informações detalhadas sobre as outras ofertas que a X Corp planeja.

Em entrevista à Fox News realizada em abril deste ano, Elon Musk anunciou que lançará uma plataforma de inteligência artificial (IA) que ele chama de “TruthGPT” (ou GPT da Verdade, na tradução livre), aparentemente desafiando o popular chatbot da OpenAI, ChatGPT.

Além disso, ele e mais de mil pesquisadores, especialistas e executivos do setor de tecnologia publicaram uma carta aberta conclamando empresas do mundo inteiro a realizarem uma pausa de seis meses no desenvolvimento de novas ferramentas de inteligência artificial (IA), como o popular ChatGPT.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.