BusinessTimes

Inteligência Artificial: como a tecnologia pode ser usada para agilizar seu trabalho?

11 maio 2023, 11:36 - atualizado em 11 maio 2023, 11:36
Tecnologia, Inteligência Artificial, Inovação
A IA vem sendo utilizada por startups. (Imagem: Pixabay)

A inteligência artificial e robôs virtuais tem sido utilizados para agilizar processos e torná-los mais assertivos dentro das empresas. Startups investem no uso dessa tecnologia para se tornarem facilitadores de processos e tarefas consideradas repetitivas ou complexas dentro de empresas.

No cotidiano das empresas, é possível perceber atividades que podem ser consideradas repetitivas, pois seguem um determinado padrão de estratégia e execução. A IA consegue ser programada para realizar esse tipo de operação com uma estratégia escolhida pelo usuário. Isso tornará as ações mais certeiras, além de economizar tempo de um funcionário, que poderá redirecionar seus esforços para alguma tarefa mais relevante.

O ponto de partida para a criação da startup CBRdoc foi a busca por documentos por empresas, que muitas vezes demanda muito tempo e complexidade. Assim, a empresa realiza a intersecção entre empresas privadas, como bancos, financeiras, redes de varejo, e os órgãos públicos, que detém os documentos.

  • Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Rafael Galante, coCEO da CBRdoc, intitula a startup como um “e-commerce de documentos”. Um software foi desenvolvido pela empresa, para realização da busca de documentos como certidão de imóvel, procurações, entre outros. “O nosso objetivo é fazer com que a complexidade não fique no dia a dia dessas empresas”, explica o coCEO da CBRdoc, Allan Mendonça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inteligência Artificial na prática

Além da obtenção desses documentos, a startup utiliza a inteligência artificial para sua interpretação, de acordo com o que o cliente necessita. “Ninguém quer o documento, quer a informação que está contida nesse documento. Então, a gente tem algumas formas que a inteligência artificial trabalha”, explica Galante.

A IA é utilizada para identificar padrões em documentos mais “simples”, em que é possível identificá-los com maior facilidade, quanto em documentos complexos. Assim, para agilizar um processo que levaria muito tempo, a inteligência foi treinada para identificar os dados que o cliente deseja, em determinado documento.

“Isso é possível fazer para vários tipos de documento, certidão de imóvel, certidão de procuração, e cada tipo de documento tem um campo [dado] diferente. Em uma certidão de procuração, por exemplo, é preciso saber quem é o outorgante, o outorgado. São vários campos importantes por documento”, afirma Rafael.

“Com a inteligência artificial é possível traduzir isso e economizar muito tempo das pessoas”, completa o coCEO.