BusinessTimes

Intel produzirá chips para MediaTek

25 jul 2022, 13:00 - atualizado em 25 jul 2022, 13:00
Intel Reuters
“É muito importante para nós envolvermos um cliente de Taiwan e eles apostarem em nós para crescermos. Esta é uma grande conquista de cliente âncora”, disse Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services (Imagem: Reuters/Fabian Bimmer)

A Intel anunciou nesta segunda-feira que produzirá chips para a taiuanesa MediaTek, uma das maiores empresas de design de chips do mundo.

O acordo de fabricação é um dos mais significativos que a Intel anunciou desde que lançou estratégia para produção de semicondutores no início do ano passado.

A TSMC, de Taiwan, é a principal empresa nesse espaço. A Intel atualmente produz principalmente seus próprios chips.

“É muito importante para nós envolvermos um cliente de Taiwan e eles apostarem em nós para crescermos. Esta é uma grande conquista de cliente âncora”, disse Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services, à Reuters.

O economista da TechInsights, Dan Hutcheson, disse que havia dúvidas no setor se a Intel poderia ingressar no mercado de produção terceirizada de chips, mas o negócio com a MediaTek mostra que a empresa está no caminho certo.

“Quando você entra no mercado de fundição, está colocando em risco cerca de dois anos de trabalho”, disse Hutcheson sobre o risco para empresas de design de chips como a MediaTek. “Se algo acontecer e a fábrica terceira não conseguir, você perdeu aquela janela de mercado.”

Embora a Intel não tenha dado detalhes financeiros do acordo ou dito quantos chips vai produzir para a MediaTek, a empresa disse que os primeiros produtos serão fabricados nos próximos 18 a 24 meses e serão de uma tecnologia mais madura chamada Intel 16.

“A MediaTek sempre adotou uma estratégia de múltiplos fornecedores”, disse a MediaTek em comunicado. “Além de manter uma estreita parceria com a TSMC em processos avançados, essa colaboração aumentará o fornecimento da MediaTek para processos maduros.”

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

reuters@moneytimes.com.br