AgroTimes

Instituto Totum habilita Adecoagro a emitir certificado de gás natural renovável

28 dez 2021, 10:43 - atualizado em 28 dez 2021, 10:55
Gás
A companhia explica em comunicado que a Certificação GAS-REC, que realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano (Imagem: Pixabay/stevep)

O Instituto Totum realizou neste mês o registro da Adecoagro (AGRO), uma das principais empresas de alimentos e produção de energia renovável da América do Sul, no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável (GAS-REC).

Com ele, a planta de biogás da companhia, instalada na Usina Ivinhema em Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, passa a ser a primeira unidade do Brasil a emitir os Certificados de Gás Natural Renovável, os chamados GAS-REC.

A companhia explica em comunicado que a Certificação GAS-REC, que realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano.

A conquista habilita a Adecoagro a vender os certificados para qualquer indústria que queira descarbonizar sua produção.

O vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, Renato Junqueira Santos Pereira, diz na nota que a certificação para emissão de GAS-REC, além de ser um importante pilar de ESG da companhia, é uma estratégia para potencializar alternativas e novos modelos de negócios pautados pela produção sustentável.

“Empresas consumidoras de gás estão em busca de certificados de origem que atestem sua contribuição para a produção de biocombustíveis e o GAS-REC tem esse objetivo: diminuir a pegada de carbono das empresas consumidoras”, destaca o diretor do Instituto Totum, Fernando Giachini Lopes, idealizador do Programa e responsável pela certificação.

A fabricação de biogás da Adecoagro é realizada por meio da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano.

A Adecoagro foi a primeira empresa a realizar a transação de Créditos de Descarbonização, os CBIOs, na B3 e, agora, é a primeira a conquistar a autorização para realizar a comercialização de certificados de GAS-REC.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar