Instagram revela dificuldade da Natura de chegar ao consumidor, diz BofA
Um relatório do Bank of America aponta que um dos problemas atuais da Natura (NTCO3) para chegar ao consumidor não poderia ser mais atual em pleno ano de 2022: o Instagram.
De acordo com os analistas, as postagens da rede social da marca de beleza revelam uma certa dificuldade de alcançar os clientes. A marca, que tem 39% de participação nas vendas, tem apenas 27% de curtidas. Uma lacuna de 12%.
“Isso sugere a erosão do valor da marca e do poder de precificação. Embora longe de ser abrangente, o Instagram ainda é a terceira plataforma social do Brasil, com 158 milhões de usuários ativos”, explica o relatório. “Os volumes de publicações da Natura no ano passado foram comparáveis aos de seus pares do setor, mas não conseguiram gerar fortes níveis de engajamento”, continua.
Ainda segundo o BoFA, “as lacunas são particularmente preocupantes, dada a escala das redes de vendas diretas da Natura”.
“A ressonância limitada do Instagram pode ser indicativa de impacto no conteúdo redistribuído subsequentemente por consultores da Natura e representantes da Avon”, afirma.
Dentre as marcas de beleza que atuam no Brasil, o Euromonitor aumenta que, em termos de venda, a Natura é 56% maior do que o Grupo Boticário. Entretanto, quando o assunto são os seguidores das redes no Instagram, as marcas da Boticário lideram o espaço.
“O Grupo Boticário tem uma frequência de postagem semelhante, mas parece manter um nível elevado de engajamento entre seus seguidores muito maiores. As ações da NTCO caíram mais da metade desde julho de 2021, e os P/ Es do ano futuro agora expressam um desconto mais amplo para os líderes da indústria, provavelmente reconhecendo os desafios de brand equity”, concluem os analistas.
Para o BoFA, a recomendação de comprar ou não um papel da companhia é neutra.