Redes Sociais

Instagram marca postagem eleitoral de Neymar como informação falsa

21 out 2022, 14:33 - atualizado em 21 out 2022, 14:33
Neymar
Neymar repostou um vídeo do pastor evangélico André Valadão no qual o líder religioso afirma enganosamente ter sido obrigado pelo TSE a fazer uma retratação ao ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem: REUTERS/Albert Gea)

O Instagram marcou uma publicação sobre as eleições feita pelo jogador Neymar na rede social como informação falsa, e citou checagens feitas pelas agências Reuters Fact Check Brasil e Aos Fatos para embasar a decisão.

Neymar repostou um vídeo do pastor evangélico André Valadão no qual o líder religioso afirma enganosamente ter sido obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer uma retratação ao ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

Na verdade, o TSE somente intimou o pastor para que ele apresentasse sua defesa em um pedido de direito de resposta feito pela campanha de Lula, um procedimento padrão em processos judiciais, de acordo com a Reuters Fact Check Brasil.

A Reuters Fact Check Brasil tem um canal no WhatsApp para o envio de mensagens com informações suspeitas, que podem ser checadas pelos jornalistas da agência. Todas as informações checadas são disponibilizadas na internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disputa de lives

Depois que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) quebrou recorde de audiência em uma live na internet, ao atrair público de mais de 1,7 milhão de espectadores simultâneos em entrevista ao podcadt Inteligência Ltda. na quinta-feira, o ex-presidente Lula irá fazer uma live nesta sexta com o deputado federal André Janones (Avante-MG), que tem uma legião de seguidores nas redes sociais.

Lula havia estabelecido na semana passada o recorde de audiência em lives ao atrair mais de 1 milhão de espectadores simultâneos em entrevista ao Flow Podcast, superando justamente entrevista de Bolsonaro ao mesmo canal, que tinha registrado audiência de 550 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo.

“Muita coisa ainda está por vir! Votos serão ganhos e recordes serão quebrados!”, disse Janones em postagem no Twitter.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!