Instagram libera para usuários comuns recurso de influenciadores e lojas
Os influencers são aliados das marcas para promover seus produtos no Instagram, utilizando dos recursos que a ferramenta disponibiliza para contas profissionais, como a marcação de produtos.
Entretanto, este recurso não será mais exclusividade dos influenciadores e das lojas na rede social, pois a ferramenta foi liberada para todos os usuários da plataforma, apenas nos Estados Unidos, até o momento.
Anteriormente, esse recurso estava disponível apenas para contas empresariais e de criadores de conteúdo, porém, a liberação ocorreu na última terça-feira (22).
Como vai funcionar
Tagear (ou marcar) um produto no Instagram é bem simples, a opção aparece no processo de publicação das contas com acesso ao recurso – sendo necessário tagear tanto a marca quanto o produto.
Dessa forma, ao tocar na foto, as pessoas podem ver qual produto está sendo utilizado, a qual marca pertence e é possível adicionar informações como preço.
Com a liberação do recurso, as marcas receberão uma notificação do tageamento, tendo o controle para manter ativa ou desativar a marcação.
Apesar do recurso divulgar as marcas, não há uma remuneração prevista para a utilização das tags por quem não trabalha como influenciador.
Publicidade gratuita?
Sem uma remuneração, o questionamento que fica é se o novo recurso vai apenas promover publicidade gratuita para as marcas. Até o momento, não há mais informações sobre a possibilidade de monetização apenas pela marcação.
Entretanto, o Instagram divulgou que está testando um programa de afiliados, onde os usuários poderão recomendar produtos e receber pagamentos por isso.
Segundo as informações disponibilizadas pelo Instagram, os pagamentos de comissões serão feitos com base no total de vendas geradas para a marca.
Para o programa de afiliados, a tag será essencial, visto que será necessário tagear o produto da marca nas publicações do feed e no story e, assim, conseguir gerar vendas para as marcas e receber comissão por isso.