Instacart avalia listagem direta
O Instacart, aplicativo de entrega de mantimentos dos Estados Unidos, está considerando abrir o capital por meio de uma listagem direta, com medo de deixar dinheiro na mesa por meio de uma oferta pública inicial tradicional (IPO), segundo fontes a par do assunto.
A mudança tornaria a Instacart a mais recente empresa a esnobar um IPO, que foi durante décadas o caminho principal para uma estreia no mercado de ações, porque corre o risco de precificar sua oferta a um valor muito menor em comparação com o que suas ações acabariam sendo negociadas.
Em uma listagem direta, as empresas abrem o capital sem levantar dinheiro por meio da venda de ações.
As ações de empresas norte-americanas recém-listadas que abriram o capital por meio de um IPO acabaram sendo negociadas com alta de 36,2% em média no primeiro dia do ano passado, em comparação com 17,2% em 2019, de acordo com a empresa de dados Dealogic.
A Instacart não precisa de dinheiro no curto prazo, depois de levantar 265 milhões de dólares em uma rodada de captação com fundos privados no início desta semana.
O negócio da empresa se beneficiou com mais consumidores fazendo compras online, mais para cozinhar em casa durante a pandemia de Covid-19.
Executivos de bancos de investimento que trabalham na listagem da Instacart estimaram que ela poderia ser avaliada pelo mercado de ações em mais de 50 bilhões de dólares, disseram duas das fontes. A Instacart disse no início desta semana que sua última rodada de captação fundos a avaliou em 39 bilhões.
A empresa sediada em San Francisco ainda não tomou uma decisão final sobre como abrirá o capital, advertiram as fontes, solicitando anonimato, pois as discussões são confidenciais.