INSS: Veja como consultar as taxas de juros do empréstimo consignado
O aplicativo Meu INSS do Instituto Nacional do Seguro Social agora deixa disponível aos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) a taxa de juros do empréstimo consignado.
A ação foi motivada pela nova regra aprovada em maio pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que solicita que as instituições financeiras informem ao INSS as taxas de juros mensal e anual dos três serviços.
As informações que são obrigatórias ter no aplicativo para maior transparência são as taxas mínima e máxima que serão cobradas pela instituição para o empréstimo pessoal consignado, além da taxa média aplicada aos contratos de empréstimos daquele banco.
A última reunião do conselho, realizada na quarta-feira (11), decidiu por uma nova redução das taxas de juros que passaram de 1,191% para 1,84%.
Passo a passo para fazer a consulta no aplicativo
- Baixe e acesso aplicativo Meu INSS; é possível acessar pelo site também
- Na barra de pesquisa, na primeira página, digite “Taxas de Empréstimo Consignado”
- Uma página carregará com a lista de bancos e os juros aplicados em cada um deles
- É possível fazer uma busca pela instituição no alto da página na barra de pesquisa
Além disso, o CNPS ainda solicitou que as instituições financeiras enviem outras informações além das taxas cobradas como a data do primeiro desconto, o custo efetivo mensal e anual da operação, o saldo devedor final, valor do IOF na operação e a informação diária das taxas para novas operações.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
Beneficiários do INSS pagarão menos nas operações de crédito
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,84% ao mês para operações de crédito consignado na quarta-feira (11).
O antigo limite, que estava em vigor desde agosto, era de 1,91% ao mês, 0,07 ponto percentual menor em comparação com o novo limite aprovado.
O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também foi alterado e caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
Os cortes foram feitos para estarem alinhados à queda da taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou, no final de setembro, a Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 13,25% para 12,75%. O Banco Central sinalizou, também, que os cortes devem continuar.