INSS: Juros do empréstimo consignado cai para 1,70% ao mês; 37 milhões de brasileiros serão beneficiados
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu a taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS para 1,70% ao mês. Desde 2022, o patamar mensal estava definido em 2,14%.
Com 12 votos a favor e três contra, a mudança aprovada na segunda-feira (13) pode beneficiar mais de 37 milhões de brasileiros — entre aposentados e pensionistas — que terão taxas reduzidas nas operações com débito direto na folha de pagamento.
O conselho da previdência social também fixou o limite do juros do cartão de crédito consignado em 2,62% ao mês — uma redução de 0,44 pontos percentuais (pp).
Para o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a redução das taxas vai beneficiar principalmente quem recebe até dois salários mínimos.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil: o povo brasileiro”, disse.
Já o presidente do INSS, Glauco Wamburg, afirmou que o papel do atual governo é combater desigualdades através de medidas efetivas.
“Na realidade de beneficiários que utilizam o consignado, cuja média de renda é de R$ 1.700, a Previdência Social precisou tomar providências para proteger esses cidadãos tão vulneráveis”, disse.
O conselho aprovou ainda a formação de comissões de trabalho para analisar o modelo do cartão de crédito consignado no prazo de 60 dias.