Bilionários

Inspirado em Buffett (mas às avessas): Primeiro bilionário cigano do mundo defende fim dos impostos; confira o valor da sua fortuna

17 maio 2024, 17:24 - atualizado em 17 maio 2024, 17:24
Alfie Best, fundador da Wyldecrest Residential Parks, está próximo a se tornar o primeiro bilionário cigano do mundo (Imagem: Reprodução/@alfie_best_snr)

Com uma fortuna de £ 947 milhões (certa de R$ 6,1 bilhões na cotação atual), Alfie Best, fundador da Wyldecrest Residential Parks, está próximo a se tornar o primeiro bilionário cigano do mundo. Atualmente, o empresário é o romani mais rico do Reino Unido, além de estar entre as 350 pessoas com as maiores fortunas do país.

Em abril deste ano, Best passou a viver como exilado fiscal em Mônaco. Atualmente, o empresário está morando em um apartamento com vista ao percurso de Fórmula 1, enquanto espera conseguir residência no “playground dos milionários”, onde os moradores não pagam impostos.

Apesar da fortuna, Best não veio de nenhum “berço de ouro”. O milionário, na verdade, nasceu em uma caravana cigana e largou a escola aos 12 anos para começar a trabalhar. Em 2021, ele publicou sua primeira autobiografia; “Can Anyone Build A Property Empire? Yes!” (“Todo mundo pode construir um império imobiliário? Sim!”, em tradução livre).

No último ano, o empresário viu sua fortuna crescer  £ 202 milhões (R$ 1,1 bilhões), de acordo com lista do jornal inglês The Times, sendo que a sua empresa de parques para trailers é a responsável pela maior parte da sua riqueza. Além disso, o afortunado também é dono do East Thurrock United, clube de futebol da região de Essex que está, atualmente, fora da liga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O exílio e paraíso fiscal do bilionário

Alfie Best deixou o Reino Unido após se cansar pagar milhões aos fiscais e ser vítima de uma “caça às bruxas”, segundo ele.

Por isso, ele se mudou para Mônaco, local conhecido como um paraíso fiscal, visto que não há imposto sobre rendimento e tributação sobre as empresas com negócios que tenham a maior parte do seu trabalho no país.

Ao The Times, Best afirmou que “a Grã-Bretanha precisa acordar”. De acordo com ele, o sistema fiscal e as regulamentações empresariais estão esterilizando as poucas pessoas fortes que constroem economias.

“Precisamos dessas pessoas para iniciar negócios e criar empregos. O Brexit foi uma oportunidade de ouro para criar um ambiente pró-empreendedorismo em rápido crescimento. Essa chance foi completamente desperdiçada”, declarou.

Já para o jornal britânico The Sun, Best afirmou que se inspira na frase de Warren Buffett: “Um idiota com um plano pode vencer de qualquer gênio sem planos”.

No entanto, não é em tudo que os dois empresários concordam, visto que Buffett defende os impostos mais elevados aos mais ricos. De acordo com o presidente e CEO da Berkshire Hathaway, sua empresa pagará qualquer que seja a taxa, a atual de 21% ou algo mais alto.

“Impostos mais altos são bastante prováveis, e se o governo quiser obter uma parcela maior da sua renda, da minha ou da Berkshire, eles podem fazer isso”, afirmou o Oráculo de Omaha no início deste mês.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.