Inspirado em Buffett (mas às avessas): Primeiro bilionário cigano do mundo defende fim dos impostos; confira o valor da sua fortuna
Com uma fortuna de £ 947 milhões (certa de R$ 6,1 bilhões na cotação atual), Alfie Best, fundador da Wyldecrest Residential Parks, está próximo a se tornar o primeiro bilionário cigano do mundo. Atualmente, o empresário é o romani mais rico do Reino Unido, além de estar entre as 350 pessoas com as maiores fortunas do país.
Em abril deste ano, Best passou a viver como exilado fiscal em Mônaco. Atualmente, o empresário está morando em um apartamento com vista ao percurso de Fórmula 1, enquanto espera conseguir residência no “playground dos milionários”, onde os moradores não pagam impostos.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera relatórios de investimentos gratuitos com recomendações de ações, FIIs e BDRs
Apesar da fortuna, Best não veio de nenhum “berço de ouro”. O milionário, na verdade, nasceu em uma caravana cigana e largou a escola aos 12 anos para começar a trabalhar. Em 2021, ele publicou sua primeira autobiografia; “Can Anyone Build A Property Empire? Yes!” (“Todo mundo pode construir um império imobiliário? Sim!”, em tradução livre).
No último ano, o empresário viu sua fortuna crescer £ 202 milhões (R$ 1,1 bilhões), de acordo com lista do jornal inglês The Times, sendo que a sua empresa de parques para trailers é a responsável pela maior parte da sua riqueza. Além disso, o afortunado também é dono do East Thurrock United, clube de futebol da região de Essex que está, atualmente, fora da liga.
O exílio e paraíso fiscal do bilionário
Alfie Best deixou o Reino Unido após se cansar pagar milhões aos fiscais e ser vítima de uma “caça às bruxas”, segundo ele.
Por isso, ele se mudou para Mônaco, local conhecido como um paraíso fiscal, visto que não há imposto sobre rendimento e tributação sobre as empresas com negócios que tenham a maior parte do seu trabalho no país.
Ao The Times, Best afirmou que “a Grã-Bretanha precisa acordar”. De acordo com ele, o sistema fiscal e as regulamentações empresariais estão esterilizando as poucas pessoas fortes que constroem economias.
- Não sabe onde investir neste momento? Veja +100 relatórios gratuitos da Empiricus Research e descubra as melhores recomendações em ações, fundos imobiliários, BDRs e renda fixa
“Precisamos dessas pessoas para iniciar negócios e criar empregos. O Brexit foi uma oportunidade de ouro para criar um ambiente pró-empreendedorismo em rápido crescimento. Essa chance foi completamente desperdiçada”, declarou.
Já para o jornal britânico The Sun, Best afirmou que se inspira na frase de Warren Buffett: “Um idiota com um plano pode vencer de qualquer gênio sem planos”.
No entanto, não é em tudo que os dois empresários concordam, visto que Buffett defende os impostos mais elevados aos mais ricos. De acordo com o presidente e CEO da Berkshire Hathaway, sua empresa pagará qualquer que seja a taxa, a atual de 21% ou algo mais alto.
“Impostos mais altos são bastante prováveis, e se o governo quiser obter uma parcela maior da sua renda, da minha ou da Berkshire, eles podem fazer isso”, afirmou o Oráculo de Omaha no início deste mês.