Início do 4º dia de cúpula da UE é novamente adiado e troca de farpas fica para depois
A retomada das negociações entre os 27 líderes da União Europeia (UE) sobre um pacote de recuperação após a pandemia do Covid-19 foi adiada pela terceira vez nesta segunda-feira até as 13h (horário de Brasília) para mais negociações bilaterais a fim de aproximar posições antes de uma reunião plenária.
A cúpula da UE, em seu quarto dia, deveria recomeçar às 9h (horário de Brasília), depois foi adiada para 11h, depois para 12h e agora para 13h.
O tempo adicional é para ajudar o presidente da cúpula, Charles Michel, a encontrar soluções de compromisso para questões espinhosas de quanto dinheiro a UE deseja desembolsar em doações e empréstimos para ajudar as economias a se recuperarem após a pandemia, quais são as amarras para o dinheiro e com quanto cada país deve contribuir.
Em fevereiro, antes da pandemia se alastrar pelo mundo, líderes em Bruxelas já temiam que o coronavírus conseguiria o que a espinhosa negociação do Brexit (a saída do Reino Unido do bloco) não conseguiu: romper a unidade de ação das 27 nações, o que levaria a um “salve-se quem puder”.