Inibidores de apetite (de risco): nova presidente da Petrobras e falas de dirigentes do Fed podem pesar no Ibovespa; confira o que mexe com seu bolso hoje
A semana começou mal para o Ibovespa. As ações da Petrobras até pararam de cair. Parecem ter encontrado um piso depois do tombo provocado pela troca de comando na companhia.
No geral, entretanto, os inibidores de apetite de risco seguem ativos na bolsa brasileira — mesmo com Wall Street mantendo o flerte com novas máximas históricas.
Com isso, o Ibovespa cedeu 0,31% na segunda-feira e o cenário para hoje não é dos mais promissores, pelo menos agora pela manhã.
A agenda do dia é fraca, os índices futuros de Nova York oscilam sem direção clara e as bolsas europeias caem com indicadores locais.
Ainda assim, os investidores estarão atentos às falas de cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) com agenda pública hoje.
Afinal, um dos inibidores de apetite de risco em ação na bolsa brasileira é o elevado nível dos juros nos Estados Unidos.
Além de drenar a liquidez de mercados emergentes, o prolongamento dos juros altos nos EUA leva os investidores a calcularem que o Banco Central do Brasil terá menos espaço para cortar a taxa Selic nos próximos meses, e isso afasta muita gente do mercado de ações.
Enquanto isso, o comitê de pessoas da Petrobras, analisa hoje a indicação de Magda Chambriard para a presidência da estatal.
O que você precisa saber hoje
EXCLUSIVO
Verde Asset reformula área de ações com a saída de três profissionais; Stuhlberger vai decidir risco no dia a dia. A reestruturação do time de ações acontece em um período turbulento para a indústria de fundos; o fundo Verde perde para o CDI nos últimos 12 meses.
REPORTAGEM ESPECIAL
Pão de Açúcar (PCAR3) volta às origens e tenta se reinventar após “desmanche” no fim da era Casino. A situação do Pão de Açúcar pode mudar à medida que a atual administração consiga trazer a operação de volta à rentabilidade; saiba o que esperar das ações da rede de supermercados.
AVAL DOS MUNICÍPIOS
Sinal verde para privatização: Municípios de SP aprovam “último passo” para desestatizar a Sabesp (SBSP3). No passo final do processo de desestatização, centenas de prefeitos de São Paulo assinaram um contrato unificado com a companhia de saneamento.
ENTENDA O IMBRÓGLIO
Vibra (VBBR3) compra seu edifício-sede no Rio, mas a transação causa impasse para investidores de CRI e fundos imobiliários. Não se trata de um calote como os vistos no mercado de CRI no ano passado, mas sim de uma situação muito mais complexa do ponto de vista jurídico.
NAS MÃOS DO BC
Faltam apenas três passos para que o Banco Central regule o mercado de criptomoedas no Brasil; confira o cronograma. A instituição ressalta que deve dar atenção especial às regras de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
Uma boa terça-feira para você!