Empresas

Infracommerce (IFCM3) promete começar janeiro até 35% menor e quer equilíbrio financeiro da operação no Brasil em 2025

03 dez 2024, 7:01 - atualizado em 03 dez 2024, 7:04
_ Luiz Pavão, CEO Brasil da Infracommerce Brasil
Luiz Pavão, CEO Brasil da Infracommerce Brasil (Divulgação)

O CEO da Infracommerce (IFCM3) no Brasil e co-fundador da companhia, Luiz Pavão, espera uma conclusão da reestruturação da empresa, que envolve uma redução de 30% a 35% nos custos operacionais, até o final de dezembro, garantindo que a empresa inicie 2025 ajustada às novas metas.

Segundo o executivo, a reestruturação impactará diversas áreas, incluindo colaboradores, galpões logísticos e fornecedores. A transição é descrita como essencial para a nova realidade do mercado. “O que falta será finalizado pós-Black Friday, e começamos janeiro com a redução completa”, disse entrevista ao Money Times.

Pavão sublinhou que o foco é retomar o core business, reduzindo operações periféricas e priorizando clientes estratégicos. “O objetivo é integrar o que faz parte do core ao ecossistema principal, como sempre foi na América Latina”, afirmou.

Ele também ressaltou que, embora certas unidades estejam sendo descontinuadas, a maior parte da operação continuará investindo em inteligência artificial e tecnologias avançadas para melhorar eficiência e experiência do cliente.

Baque dos juros altos

A Infracommerce faz parte da safra de companhias que abriu capital entre 2020 e 2021, mas que foi penalizada com a mudança rápida de cenário macroeconômico com a elevação da taxa Selic.

A expansão pós-IPO foi marcada por aquisições que contribuíram para gerar dificuldades operacionais e financeiras. Essa expansão, aliada a uma dificuldade em gerar lucro no Brasil, fez com que a companhia acumulasse uma dívida anunciada de quase R$ 780 milhões.

Pavão saiu da companhia ainda em 2022 por divergências estratégicas com outros executivos da empresa que até a abertura de capital tinha crescido apenas organicamente. No entanto, ele foi chamado de volta pelo novo CEO, Mariano Oriozabala, com o objetivo de liderar a reestruturação da companhia no Brasil.

“Hoje, nossa operação internacional, que abrange a América Latina, é responsável por 60% do faturamento da empresa, crescendo entre 30% e 40% ao ano e já gerando caixa positivo. No Brasil, estamos no meio de um processo de estabilização”, ponderou o executivo.

A companhia anunciou em setembro o aporte de até R$ 70 milhões da Geribá Investimentos, que, segundo o Pavão, está ajudando a estancar as perdas e a retomar o crescimento de forma sustentável.



Confiança da Infracommerce na volta por cima

Pavão afirma que o modelo de negócios e a proposta de valor da Infracommerce continuam sendo o principal diferencial da companhia: reduzir custos de Capex e Opex das empresas por meio de uma infraestrutura compartilhada para e-commerce.

O CEO no Brasil destacou que a empresa tem focado em indústrias com vendas diretas ao consumidor, buscando clientes com faturamento mensal entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões em e-commerce. Atualmente, entre os clientes da companhia estão marcas como Dior, Montblanc e Swarovski.

A Infracommerce oferece suporte completo, desde tecnologia e estoque até integração omnichannel com lojas físicas. “Esse modelo permite uma experiência fluida entre os canais online e físicos, algo essencial para nossos parceiros estratégicos.”

Com base nesse modelo, o executivo apontou que a expectativa para 2025 é alcançar o break-even da operação brasileira no segundo semestre – ou seja, o ponto de equilíbrio financeiro, onde as receitas cobrem totalmente os custos, sem gerar lucro ou prejuízo.

“Apesar dos desafios recentes, estamos confiantes de que, com as medidas que estamos tomando, a Infracommerce voltará a se consolidar como líder em sua área”, disse.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar