BusinessTimes

Informe de Rendimentos: O que é e como usá-lo no Imposto de Renda 2023

24 fev 2023, 15:06 - atualizado em 24 fev 2023, 15:06
Informe de rendimentos
Informe de rendimentos comprava todos os rendimentos recebidos por alguém ao longo de um ano-calendário. (Imagem: Pixabay)

O informe de rendimentos é um dos comprovantes fundamentais para a prestação de contas do cidadão brasileiro à Receita Federal. Esse documento apresenta números de renda recebida ao longo do ano anterior, assim como descontos.

Na prática, o informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, que resume os ganhos do ano anterior e é muito importante para a declaração do imposto de renda em 2023.

Portanto, existem vários modelos de informes de rendimentos no Brasil, já que as fontes pagadoras são diversas, tais como: bancos, corretoras de investimentos, empresas e INSS.

Com o avanço tecnológico, muitos informes de rendimentos podem ser obtidos de maneira online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informe de rendimentos no IR 2023

A temporada de Imposto de Renda 2023 já está para começar. O prazo para a declaração começa no próximo dia 15 de março e se estende até o dia 31 de maio.

Antes disso, o prazo para as empresas enviarem aos seus funcionários o informe de rendimentos referentes a 2022 termina no dia 28 de fevereiro, próxima terça-feira.

Os bancos e corretoras também têm até esse dia para disponibilizar os comprovantes de rendimentos aos investidores.

Apesar de existirem diferentes modelos de comprovante de rendimentos, a depender das fontes pagadoras, em geral, são ao menos oito grupos de informações que constam no documento, sobretudo nos casos de informes repassados por corretoras de investimentos.

O investidor com posições de ações, fundos imobiliários, ativos no exterior, renda fixa, entre outros, geralmente recebe o seu informativo de rendimentos, contendo os seguintes campos:

  • Rendimentos isentos;
  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva;
  • Saldo em conta;
  • Créditos em trânsito;
  • Dívidas e ônus reais;
  • Rendimentos tributáveis, deduções e imposto retido na fonte;
  • Informações complementares; e
  • Detalhamento dos ativos.

Como interpretar o informe de rendimentos

Em Rendimentos Isentos, você encontra a posição total consolidada em 31/12/2021 e 31/12/2022 dos ativos LCA, LCI, CRI, CRA e debêntures incentivadas, bem como os rendimentos obtidos em todos esses ativos durante o ano de 2022.

Em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva, você encontra a posição total consolidada em 31/12/2021 e 31/12/2022 dos ativos de renda fixa, fundos de investimento, clubes de investimento, Tesouro Direto, ETF de Renda Fixa e swap, bem como os rendimentos (líquidos do imposto de renda retido na fonte) obtidos em todos esses ativos durante o ano passado.

O Saldo em Conta é exibido no informe e também deverá ser declarado. Isso porque a Receita Federal exige a declaração de qualquer saldo acima de R$ 140.

Em Créditos em Trânsito, são exibidos os valores das operações que, por motivos de funcionamento de mercado, ao fim do ano não foram concretizadas. Não deixe de declarar esses valores, pois eles poderão representar uma fatia significativa do seu patrimônio.

Na segunda folha do informe, será exibido o grupo de informações complementares, onde são descritas as informações exigidas pela Receita Federal para exibição dos dados no informe.

No grupo Detalhamento dos Ativos, observe as informações por ativos, posição e rendimentos.