Influenciadores de investimentos terão que seguir regras para publicidade; confira
A partir desta segunda-feira (13), passam a valer regras para publicidade de investimentos, impactando influenciadores digitais.
Voltadas para instituições financeiras regidas pelo código da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), as regras buscam promover transparência para os investidores.
Os influenciadores deverão indicar, por escrito ou verbalmente, quando se trata de uma ação patrocinada ou em parceria com alguma instituição financeira. Além disso, as normas atribuem às instituições corresponsabilidade pelos conteúdos.
Neste sentido, deverão garantir que, caso esteja sendo feita uma análise ou indicação, o influenciador tenha as certificações necessárias para tal.
As relações comerciais deverão ser firmadas por contrato, onde deve constar os meios de divulgação, produtos divulgados, se envolve atividade regulada (como recomendação), remuneração e vigência.
- Brasil tem a maior seca de IPOs em 25 anos: Até quando as empresas vão evitar a bolsa brasileira? Veja o que tem pesado para as companhias e o que esperar do cenário no Giro do Mercado desta segunda-feira (13):
Mercado de influenciadores de investimentos
Em abril deste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou estudo indicando a necessidade de regulamentação da relação comercial entre influenciadores financeiros e participantes do mercado de valores mobiliários.
Os influenciadores digitais de investimentos, somaram 176,3 milhões de seguidores em seus perfis no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e YouTube ao final do primeiro semestre de 2023, aponta relatório da Anbima publicado em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).
O número representa um crescimento de 6% sobre a audiência de 165,6 milhões de seguidores sobre o final de 2022, mostra a 5ª edição do FInFluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais. Na comparação com período entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, houve um salto de quase 140% no número de seguidores.