Inflação turca dispara 36% em meio a crise da lira
A inflação anual da Turquia atingiu seu nível mais alto em 19 anos em dezembro, mostraram dados nesta segunda-feira, escancarando os problemas de uma crise cambial desencadeada por medidas de política monetária ordenadas pelo presidente do país.
Os preços ao consumidor turco dispararam 36,08%, superando a previsão mediana do mercado de avanço de 30,6%, com os custos de itens básicos como transporte e alimentos e bebidas –que consumiram porcentagens crescentes da renda das famílias durante 2021– subindo ainda mais rápido.
Somente em dezembro, o índice de preços ao consumidor do país teve rara leitura de dois dígitos, saltando 13,58%, mostraram dados do Instituto de Estatísticas da Turquia.
A lira turca perdeu 44% de seu valor no ano passado, quando o banco central cortou os juros sob ordens do presidente do país, Tayyip Erdogan, de priorizar o crédito e as exportações em vez da estabilidade da moeda.
Nesta segunda-feira, a divisa caía mais 4%, para 13,7 por dólar.
O ano passado foi o pior para a lira em quase duas décadas, enquanto o avanço anual dos preços ao consumidor foi o mais acentuado desde a taxa de 37,0% registrada em setembro de 2002, dois meses antes de o Partido AK, de Erdogan, tomar posse.