Economia

Inflação russa acelera a 12,5%, nível mais alto desde 2015

16 mar 2022, 14:05 - atualizado em 16 mar 2022, 14:05
Rússia
A inflação semanal desacelerou ligeiramente a 2,09% na semana até 11 de março, de 2,22% no período anterior (Imagem: REUTERS/Alexey Malgavko)

A inflação anual na Rússia acelerou a 12,54% até 11 de março, nível mais alto desde o final de 2015 e ante 10,42% uma semana antes, disse o Ministério da Economia nesta quarta-feira, com o enfraquecimento do rublo elevando os preços em meio a sanções sem precedentes do Ocidente.

A inflação acelerou com força uma vez que a moeda caiu para mínima recorde e em meio a sinais de elevada demanda por uma série de produtos, de alimentos a carros, devido às expectativas de que os preços subirão mais.

A inflação semanal desacelerou ligeiramente a 2,09% na semana até 11 de março, de 2,22% no período anterior, que havia sido o maior aumento em uma semana desde a crise de 1998, mostraram dados do serviço de estatísticas Rosstat.

Os preços de quase tudo subiram na semana passada, com açúcar e tomate avançando mais de 12%, mostraram os dados da Rosstat.

O banco central, que tem como meta inflação de 4%, elevou a taxa de juros básica para 20% no fim de fevereiro e volta a se reunir na sexta-feira com a expectativa de deixar inalterados os custos dos empréstimos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar