Inflação pesa no sentimento do consumidor nas maiores economias da Zona do Euro
A confiança do consumidor caiu nas três maiores economias da zona do euro, já que a inflação alta não tem mostrado sinais de ceder em meio à aproximação do inverno europeu, de acordo com pesquisas divulgadas nesta quarta-feira.
A confiança do consumidor alemão deve atingir uma nova mínima recorde pelo quarto mês consecutivo entrando em outubro, de acordo com o instituto GfK, que disse que qualquer recuperação no sentimento do consumidor estaria ligada ao controle da inflação.
O índice de confiança do consumidor do GfK caiu a -42,5 para outubro, contra leitura revisada para baixo de -36,8 em setembro e expectativa de queda mais moderada, a -39,0, de analistas consultados pela Reuters.
As expectativas de renda, em particular, contribuíram para a queda na confiança: esse subíndice ficou em seu nível mais baixo desde que a pesquisa começou a coletar dados para a Alemanha unificada, em 1991.
O sentimento do consumidor francês também se deteriorou mais uma vez em setembro, depois que uma breve recuperação em agosto interrompeu sete meses consecutivos de queda devido às preocupações com a inflação, mostrou pesquisa mensal do escritório nacional de estatísticas do país, o Insee.
Os consumidores italianos estavam igualmente pessimistas antes da eleição nacional, com o índice de confiança do instituto nacional de estatísticas Istat caindo em setembro para 94,8, pouco abaixo da previsão de analistas consultados pela Reuters, de 95,1.
A inflação da zona do euro está se aproximando de território de dois dígitos, impulsionada pelos custos de energia, já que o fornecimento de gás russo para a região deixou de ser confiável, levantando a perspectiva de recessão no bloco monetário de 19 países.
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