Agenda do Dia

Inflação nos EUA pode confirmar manutenção dos juros pelo Fed; veja o que movimenta a quarta (10)

10 maio 2023, 8:37 - atualizado em 10 maio 2023, 8:37
EUA, inflação
Inflação nos Estados Unidos deve se manter em 5%, enquanto a taxa de juros americana se encontra no intervalo entre 5% e 5,25%. (Imagem: Shutterstock)

Nesta quarta-feira (10), serão divulgados os dados de Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês) dos Estados Unidos. A projeção do mercado é que a inflação americana avance 5% em abril, na base anualizada. Se confirmado, o resultado indicará uma estabilidade nos preços.

Já na parte do núcleo, que exclui a volatilidade de alimentos e energia, a expectativa é de alta de 5,4%, ante os 5,6% registrados em março.

Dependendo de como os números da inflação vierem, as apostas de uma eventual manutenção dos juros por parte do Federal Reserve já na reunião de junho podem se intensificar. Na reunião da semana passada, o Fed e Jerome Powell já sinalizaram de forma sutil que o ciclo de aperto dos juros estava chegando ao fim.

“Na declaração de março tínhamos uma frase que dizia que o Comitê antecipa que algum endurecimento de política adicional pode ser apropriado. Essa frase não está mais na declaração. Em vez disso, estamos dizendo que o comitê levará em conta certos fatores”, disse Powell.

Atualmente, a taxa de juros americana se encontra no intervalo entre 5% e 5,25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (10)

Horário País Indicador
08h EUA Índice de Compras MBA (semanal)
09h Brasil Produção Industrial (março)
09h30 EUA Índice de Preços ao Consumidor (abril)
22h30 China Índice de Preços ao Consumidor (abril)

Política

O secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, comentou pela primeira vez a indicação do seu nome para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, mas evitou dar pitacos sobre a ata do Copom ou o atual patamar da Selic.

O plano do Senado é avaliar a indicação de Galípolo antes da próxima reunião da autoridade monetária, marcada para junho.

Já na Câmara dos Deputados, o relator do arcabouço, deputado Cláudio Cajado (PP), disse que seu parecer sobre o arcabouço fiscal pode ficar para a próxima semana. O relator destaca que está negociando alterações no texto da proposta original, mas que nenhuma medida “draconiana” será incluída.

Na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o destaque é para a reunião que ele tem como o presidente da Petrobras (PETR3PETR4). E lá do outro lado do mundo, o ministro Fernando Haddad chega ao Japão para acompanhar a reunião do G7.

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (10)

Horário Programação Local
9h30 Reunião com o Advogado Geral da União, Jorge Messias Palácio do Planalto
10h Reunião com o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates Palácio do Planalto
10h30 Reunião com a Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros Palácio do Planalto