Economia

Inflação no pico é insuficiente para BC encerrar ciclo, diz XP

28 abr 2022, 11:49 - atualizado em 28 abr 2022, 11:49
Quase metade dos profissionais da área financeira não tiveram aumento acima da inflação, mostra levantamento
Megale prevê que o BC vai elevar a Selic para 12,75% na próxima semana e deixar a porta aberta em sua comunicação (Imagem: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

O Banco Central deve manter uma postura de cautela sobre a inflação e prolongar a alta de juros, ainda que existam sinais de que a alta dos preços está perto do pico, diz Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos.

“A inflação está em um pico, mas não está muito claro se em seguida vamos ver um declínio”, afirma Megale, ex-integrante do Ministério da Economia. “Pode ser um pico que leve a um platô ou a uma desaceleração muito gradual.”

Megale prevê que o BC vai elevar a Selic para 12,75% na próxima semana e deixar a porta aberta em sua comunicação, tanto para encerrar quanto para prosseguir com o aperto. Ele estima que a Selic ainda terá uma alta adicional em junho, encerrando o ciclo em 13,75%.

Segundo Megale, o IPCA-15 de abril divulgado nesta quarta-feira, que acelerou para 1,73%, tende a representar o pico da inflação, que deve desacelerar para 0,86% no índice fechado do mês.

Nos meses seguintes, ele acredita que a inflação deverá manter a desaceleração diante do alívio de fatores como a estabilização dos preços das commodities em reais e o efeito da alta acumulada dos juros.

O BC deve esperar que o alívio inflacionário fique mais claro, nos próximos meses, antes de confirmar o encerramento do fim do ciclo de alta da Selic, iniciado em março do ano passado, segundo o economista.

Um dos fatores que ainda exigem prudência por parte do Copom é o surto de Covid na China, que tem levado algumas cidades a decretarem bloqueios para conter a doença. Se a situação se agravar, poderá ocorrer a escassez de produtos, o que daria novo impulso à inflação, diz o economista.

“É um momento crucial para o BC”, afirma.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar