Internacional

Inflação na Zona do Euro cai mais do que o esperado em setembro

16 out 2019, 7:49 - atualizado em 16 out 2019, 7:49
Euro Europa União Europeia
Situação da economia da Zona do Euro pode reacender o debate dentro do BCE sobre como buscar seu objetivo de manter a inflação perto mas abaixo de 2% (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A inflação na Zona do Euro caiu para o ritmo mais lento em mais de três anos em setembro, mais do que o estimado anteriormente, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Europeia.

O recuo deve levantar novas preocupações sobre a situação da economia da Zona do Euro e pode reacender o debate dentro do Banco Central Europeu sobre como buscar seu objetivo de manter a inflação perto mas abaixo de 2% no médio prazo.

A Eurostat informou que os preços nos 19 países da zona do euro subiram 0,8% em setembro sobre o ano anterior, contra estimativa anterior de 0,9% e expectativa do mercado de 0,9%.

A agência também informou que o superávit comercial com o resto do mundo avançou para 14,7 bilhões de euros em agosto, de 11,9 bilhões no anterior, uma vez que as importações caíram mais do que as exportações.

A leitura revisada da inflação marcou uma desaceleração mais intensa do que a taxa de 1% de agosto. Foi o resultado mais fraco desde novembro de 2016, quando os preços subiram 0,6%.

Entretanto, o núcleo da inflação que elimina os preços voláteis de energia e alimentos não processados e é monitorado de perto pelo BCE, avançou para 1,2% em setembro de 1,1% em agosto, em linha com a preliminar da Eurostat de 1 de outubro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.