Internacional

Inflação na zona do euro acelera mais do que o esperado em novembro

29 nov 2019, 8:15 - atualizado em 29 nov 2019, 8:15
Reino Unido Bandeira
Os preços de alimentos não processados saltaram 1,8% neste mês sobre o ano anterior, de 0,7% em outubro (Imagem: Hollie Adams/Bloomberg)

Os preços ao consumidor na zona do euro subiram mais do que o esperado em novembro, mostrou estimativa oficial nesta sexta-feira, impulsionados pelo salto nos preços de alimentos e serviços apesar da queda em energia.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro subiram 1,0% na base anual, acelerando ante 0,7% em outubro. No mês, os preços caíram 0,3% em novembro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam alta de 0,9% na base anual.

Os preços de alimentos não processados saltaram 1,8% neste mês sobre o ano anterior, de 0,7% em outubro. Já os preços da energia caíram 3,2% em termos anual, contra queda de 3,1% em outubro.

Os preços no setor de serviços, responsável por mais de dois terços do Produto Interno Bruto da zona do euro, aceleraram a alta a 1,9% no ano, de 1,5% em outubro.

Mas a medida excluindo os componentes mais voláteis, ou o que o Banco Central Europeia chama de núcleo da inflação, acelerou a 1,5% na base anual, de 1,2% em outubro e expectativa de 1,3%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.