Agenda do Dia

Inflação medida pelo IPCA-15 trará surpresas? Confira a agenda desta quarta (26)

26 jun 2024, 6:30 - atualizado em 26 jun 2024, 8:09
ipca-15 haddad lula inflação confira a agenda
Expectativa é de leve desaceleração para a inflação medida pelo IPCA-15, em relação à variação de maio (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

Ontem (25), o destaque ficou para a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), mas o chamariz desta quarta-feira (26) é a divulgação da prévia da inflação de junho, medida pelo IPCA-15.

Para o BTG Pactual, a expectativa é de alta mensal de 0,43%, uma leve desaceleração em relação à variação de maio, que ficou em 0,44%.

“A desaceleração nos itens administrados (especialmente combustíveis e produtos farmacêuticos) e passagens aéreas deverá ser compensada por uma forte aceleração na alimentação em domicílio”, afirma o BTG.

O relatório Focus semanal, divulgado nesta segunda-feira, mostrou que os economistas consultados pelo Banco Central (BC) têm previsões pessimistas para a inflação brasileira. A expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) finalize o ano em 3,98%, ultrapassando a projeção anterior de 3,98%.

Para 2025, o cenário também segue pessimista, com economistas aumentando de 3,80% para 3,85% as apostas para o índice.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (26)

Horário País Indicador
08h00 Brasil Sondagem da Indústria (Junho)
08h30 Brasil Empréstimos Bancários (Maio) 
09h00 Brasil IPCA-15 (Junho)
09h00 Brasil Reunião do CMN
09h30 EUA Licenças de Construção (Maio)
11h00 EUA Vendas de Casas Novas (Maio)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
20h50 Japão Vendas no Varejo Amplo (Maio)

Política

Na agenda política, o dia começa agitado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede uma entrevista ao vivo para o portal UOL às 9h que, segundo o site, abordará temas como a dificuldade do governo em fechar as contas públicas, o avanço da extrema-direita no mundo e as eleições municipais neste ano e presidenciais em 2026.

O Plano Safra 2024/25 também estaria na agenda do presidente, mas seu lançamento foi adiado. O plano, que previa disponibilizar R$ 510 bilhões para financiamento da agricultura familiar e empresarial, foi pauta de uma reunião entre Lula, Carlos Fávaro, da Agricultura, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Fernando Haddad, da Fazenda.

Haddad também tem a agenda movimentada, reunindo-se com secretários da Fazenda, com Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, e possuindo despachos com Marcos Pinto, secretário de Reformas Econômicas.

No radar, está a publicação de um decreto que altera o regime de metas de inflação a partir de 2025, trocando o “ano-calendário”, que analisa a inflação de janeiro até dezembro, pela “meta contínua”, que analisa continuamente a evolução da inflação.

O decreto pode sair após uma reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e pelo Banco Central, que optou por manter a meta de inflação em 3% para os próximos anos.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (26)

Horário Programação Local
09h00 Entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL Palácio do Planalto
10h30 Ministra da Casa Civil substituta, Miriam Belchior Palácio do Planalto
11h00 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h00 Envio do Plano Nacional de Educação ao Congresso Palácio do Planalto
16h00 Visita à exposição dos primeiros ônibus escolares do Programa Caminho da Escola-Novo PAC Esplanada dos Ministérios
17h00 Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet Palácio do Planalto

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.