Inflação: Mais de 70% dos reajustes salariais ficaram acima de indicador
Em 2023, sete em cada dez salários, o que corresponde a 72,5%, tiveram reajuste acima da inflação mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os dados são do boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em abril, o reajuste médio foi de 5%, enquanto o INPC do mês foi de 4,4%. Além disso, em maio, a proporção de reajustes acima do indicador de inflação ficou em 63,5%. Já piso salarial médio chegou a R$ 1.554.
Sendo assim, segundo o levantamento, considerando o mês anterior, são sete meses seguidos em que os reajustes médios ficam acima do INPC.
Prévia inflação x salários
Neste ano, até o momento, a proporção de salários com reajuste idêntico ao INPC foi de 19,7%. Já a de salários que tiveram correção abaixo do índice de inflação foi de 7,8%.
O boletim da Fipe também faz projeções relativas a este mês. Com isso, a prévia aponta um reajuste médio de 6,3% e piso de R$ 1.531, na média. No entanto, segundo o Salariômetro, as negociações com ganhos acima da inflação devem ficar em 98,2%.
*Com Agência Brasil
Flávya Pereira é jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.