Inflação EUA: “CPI de julho nos deu esperança, mas o de agosto jogou água fria”, diz BofA
Em agosto, a inflação americana veio acima das projeções do mercado. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% na base mensal e avançou 8,3% no confronto anual.
Com isso, o Bank of America (BofA) revisou para cima sua perspectiva de inflação.
“O relatório de julho nos deu esperança de que era o início de um período sustentado de desinflação de mercadorias. Agosto, no entanto, jogou água fria nessa visão”, diz em relatório.
De acordo com o banco, o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, deve encerrar o ano em 5,9%, a projeção anterior de 5,3%. Hoje, o núcleo da inflação está em 6,3%.
Se o Federal Reserve conseguir controlar a alta de preços, o núcleo deve cair para 3% até o final de 2023, em comparação com 3,2% no ano anterior. Para 2024, o BofA projeta que o núcleo do CPI encerre o ano em 2,5%.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!