Inflação e juros calibram o Ibovespa (IBOV) nesta segunda (8); índice abre em alta
O Ibovespa (IBOV) busca fôlego nesta segunda-feira (8), depois de disparar no último pregão e fechar em alta de 2,9%.
Por volta das 10h05, o índice acionário à vista subia 0,29%, aos 105.448 pontos. No mesmo horário, os indicadores acionários futuros em Nova York operavam em alta.
Os investidores voltam a atenção para os dados de inflação que serão divulgados nesta semana. O CPI nos Estados Unidos e no Brasil (IPCA), na quarta (10) e sexta-feira (12), respectivamente.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Os números devem calibrar as expectativas para as próximas decisões de juros do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom).
Por aqui, os mercados ainda estão com um pé na última semana, aguardando a divulgação da ata da reunião do Copom amanhã (9). O documento pode trazer pistas sobre quando deve ter início o ciclo de cortes, após um comunicado menos duro (“hawkish”).
Além disso, a temporada de resultados segue movimentando os investidores, trazendo Itaú Unibanco (ITUB4) e BTG Pactual (BPAC11) nesta manhã.
No final de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas ao Banco Central, durante uma declaração para imprensa em Londres.
“Ele [Roberto Campos Neto] não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem um compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro”, afirmou.