Inflação dos Estados Unidos sobe 3% em junho
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) ganhou força em junho, acelerando-se em relação a maio. O CPI subiu 0,2% na base mensal e foi para +3% no confronto anual, ficando em linha com as estimativas de economistas do mercado, de alta mensal de 0,3% e +3,1% na base anual.
Em maio, o CPI havia registrado aumentos de 0,1% no mês e +4% no ano.
- Inflação cai pela 1ª vez desde outubro, e vai puxar a Selic junto: Veja a melhor forma de investir para ganhar dinheiro neste cenário no Giro do Mercado, é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve queda de 0,2% em junho e de +4,8% na base anual, ante leituras de 0,4% e +5,3% em maio, na mesma base de comparação. A previsão era de recuo de 0,3% no mês e +5% em 12 meses.
Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o aumento no CPI reflete a alta do índice de habitação, respondendo por mais de 70% do aumento mensal de todos os itens. Além disso, o índice de seguro de veículos automotores também contribuíram.