Inflação deve voltar a acelerar, diz analista após IPCA de janeiro; entenda
A alta de 0,16% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do Brasil em janeiro, veio dentro das expectativas do mercado. Porém, de acordo com Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o número passa uma impressão equivocada.
“Foi o menor IPCA para janeiro desde o plano real, mas é um dado ‘maquiado’, por conta do bônus de Itaipu, que tirou 0,55 pontos percentuais (p.p) da inflação. Observando qualitativamente, o dado é muito pior. Não temos nada para comemorar”, afirmou Spiess em entrevista ao Giro do Mercado desta terça-feira (11).
- VEJA MAIS: Quais fundos imobiliários que podem se beneficiar do ciclo de alta da Selic? Veja recomendações da EQI
O bônus citado pelo analista se refere a um desconto aplicado nas contas de energia, por meio do saldo positivo da conta de comercialização de Itaipu, implementado pela Lei 10.438/2002. Sem ele, a inflação poderia ficar bem acima das expectativas.
De acordo com Spiess, após o efeito do bônus neste início de ano, a inflação deve voltar a acelerar e romper o teto da meta, que é de 3%, com margem de aceitação de mais 1,5 p.p, totalizando 4,5%. Para o analista, o país caminha para um índice acima de 5%.
Uma das grandes preocupações do mercado tem sido a alta no preço dos alimentos, que subiram pela quinta vez consecutiva. A alimentação no domicílio subiu 1,07%, enquanto a de fora do domicílio cresceu 0,67%. Outra alta relevante foi no segmento de transportes, que subiu 1,3%.
Os dados preocupam o Governo e influenciam na popularidade do presidente Lula, que vem caindo nas pesquisas. “Estamos longe das eleições, mas o governo e a oposição estão antecipando o debate. As pesquisas recentes mostram um direcionamento que é difícil do governo inverter em relação a popularidade” afirmou Spiess.
O analista ainda comentou sobre as possíveis ações do governo e a necessidade da realização de maiores cortes no orçamento. Para assistir o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.
- LEIA TAMBÉM: BTG Pactual divulga carteira recomendada de ações para fevereiro; entre as indicações, estão os papéis da Equatorial e Copel