Economia

Inflação desancorada é elemento mais disruptivo ao crescimento econômico, diz Campos Neto

25 jun 2021, 19:24 - atualizado em 25 jun 2021, 19:24
Roberto Campos Neto
Às vezes, fazendo um ajuste com credibilidade você tem um efeito, obviamente, mais restritivo de subir os juros (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta sexta-feira a importância da ancoragem das expectativas de inflação, afirmando que movimento de preços fora da meta é o elemento “mais disruptivo” ao crescimento econômico.

“(Inflação fora da meta) faz com que o investidor adie os investimentos, ela cria uma instabilidade no preço da moeda muito grande, então assim, esse é um elemento muito disruptivo”, afirmou na 31ª edição do CIAB Febraban.

“Então você ancorar expectativas de tal forma que mundo financeiro, agentes tenham capacidade de prever a um prazo mais longo e de certa forma ter mais credibilidade na política (monetária), acho que isso é fundamental.”

O presidente do BC disse que, se bem-feito, o processo de elevação da Selic, que teoricamente restringe as condições financeiras, gera efeito positivo.

“Às vezes, fazendo um ajuste com credibilidade você tem um efeito, obviamente, mais restritivo de subir os juros, mas do outro lado você é compensado por um ganho de credibilidade, por a curva estar mais plana, por você ter a capacidade de programar”, acrescentou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar