Economia

Inflação da zona do euro pode permanecer alta no próximo ano

07 out 2021, 11:50 - atualizado em 07 out 2021, 11:50
Zona do Euro
Repasse: para Isabel Schnabel, do BCE, reposição salarial pode alimentar inflação na zona do euro (Imagem: Pixabay)

O salto da inflação da zona do euro pode se mostrar mais durável se os trabalhadores começarem a esperar preços mais altos e exigirem aumentos salariais, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), nesta quinta-feira (07).

Schnabel repetiu a linha oficial do BCE de que o salto nos preços, calculado em 3,4% em setembro sobre o ano anterior, vai enfraquecer no próximo ano.

Mas ela se juntou a um crescente número de autoridades que apontam para o risco de que isso possa não acontecer.

“Seria prematuro afirmar que a atual dinâmica dos preços diminuirá totalmente no próximo ano”, disse Schnabel.

“Existem várias fontes de incerteza que podem acarretar pressões inflacionárias mais persistentes.”

Ela acrescentou que “também é possível que a pandemia tenha alterado ou reforçado as tendências estruturais, afetando a dinâmica da inflação nos próximos anos”.

A inflação na região atingiu 3,4% no mês passado e ainda pode chegar a 4% este ano devido ao aumento dos preços da energia e aos gargalos da cadeia de oferta.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar