Inflação alta? Veja 2 títulos de renda fixa atrelados ao IPCA que prometem bons ganhos
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março. Assim, o resultado acumulado em 12 meses atingiu 11,3%, mantendo-se acima das expectativas do mercado.
E o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegou a afirmar que a alta de preços na economia foi acima do esperado pela autoridade monetária. Ele admitiu, também, que embora fosse estimado que os números do indicador começariam a ceder no próximo mês, será difícil parar o ciclo de alta na próxima reunião, quando a Selic deve alcançar 12,75%.
Visto isso, o novo relatório Super Renda Fixa, produzido pelos analistas Laís Costa e Diego Bleinroth, da Empiricus, traz algumas alternativas de investimentos para proteger o patrimônio da inflação e ainda buscar ganhos reais.
A ‘surpresa inflacionária’ pode ser atribuída ao repasse no preço dos combustíveis mais rápido do que o esperado, mas não só isso. “Na realidade, a abertura do índice foi, de modo geral, bastante ruim”, afirma Laís Costa. Ela justifica, explicando que as medidas de núcleo que excluem os itens mais voláteis como alimentos e energia corroboram essa leitura.
Desse modo, o mercado passou a precificar um aumento de 50 pontos-base na reunião de junho e uma alta residual de 25 pontos-base no encontro do Copom em agosto, alcançando uma Selic terminal de 13,5%.
“A verdade é que, para o investidor pessoa física, pouco mudou”, destaca Laís. Ela afirma que surpresas inflacionárias fazem parte do enredo brasileiro, considerando o caráter emergente e “lento” do país: “É imprescindível manter parte do portfólio em títulos indexados à inflação”.
Cardápio de Renda Fixa
Os analistas da Empiricus recomendaram um CDB do…