Economia

Infinity Asset: Brasil é o 7º país com os maiores juros reais do mundo; veja ranking

21 jun 2019, 14:18 - atualizado em 21 jun 2019, 14:24
Em termos nominais, o Brasil sobe para a 6ª posição, com a taxa de juros mantida em 6,5% (Imagem: Pixabay)

A Infinity Asset divulgou na última quarta-feira (19) a nova lista do Ranking Mundial de Juros Reais, feito em parceria com a MoneYou e que traz os 40 países com as maiores taxas de juros reais do mundo. Mais uma vez, o Brasil está entre os sete primeiros do ranking, ficando atrás somente de Argentina, Turquia, México, Indonésia, Rússia e Índia.

A grande maioria dos países do ranking (92%) optou por manter os juros atuais, enquanto 6,9% optaram pelo corte e 1,1% pela elevação. A média de juros reais está positiva em 0,31%.

O Brasil ficou na 7ª colocação a 2,31%. Em termos nominais, o país sobe para a 6ª posição, com a taxa de juros mantida em 6,5%.

“A sinalização de um movimento global de reversão de políticas de afrouxamento monetário e de alívio quantitativo perdeu força com o cenário mais dovish emitido pelo Fed e pela recuperação ainda lenta de economias centrais”, explica a gestora.

A Argentina foi o destaque da pesquisa. O país lidera o ranking com juros atuais a 11,34%. Sua situação em termos nominais não está melhor, apresentando uma taxa anual de 66,11%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a pesquisa

A gestora usou a taxa exata do momento da elaboração do ranking como referencial central e as máximas e mínimas dos quatorze dias da reunião do Copom, utilizando como perspectivas de cortes mais ou menos acentuados na Selic.

A Infinity ainda destaca o fato de que o Ranking Mundial de Juros Reais é uma compilação matemática e estatística. Seus resultados exprimem a realidade da situação de política monetária e de inflação dos países apresentados.