Economia

Indústria perde força em setembro, aponta PMI brasileiro

03 out 2022, 10:35 - atualizado em 03 out 2022, 10:35
Indústria setor industrial
Os fabricantes de produtos brasileiros mantiveram uma visão otimista em relação ao horizonte de 12 meses de produção.  (Imagem: CNI)

Em setembro, a indústria brasileira perdeu força, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da S&P Global.

No período, o PMI recuou a 51,1 em setembro, de 51,9 em agosto. Os dados mostram que os preços de insumos e custos de produção aumentaram a um ritmo consideravelmente mais brando.

Além disso, o índice de novos pedidos aumentou em um ritmo mais fraco em sete meses, embora o crescimento da produção é maior.

“Há sinais claros e preocupantes de que a demanda geral está hesitante, paralelamente à queda nas vendas internacionais, ganhando velocidade considerável em meio a condições econômicas globais desafiadoras”, afirma Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence.

A compra de insumos aumentou pelo quinto mês consecutivo no final do terceiro trimestre, embora mais lentamente ao longo do período.

Os fabricantes de produtos brasileiros mantiveram uma visão otimista em relação ao horizonte de 12 meses de produção. Essas projeções otimistas apoiaram a criação de empregos no setor industrial.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!