Internacional

Indústria da Zona do Euro encolhe em novembro mas pior pode ter acabado, aponta PMI

02 dez 2019, 7:37 - atualizado em 02 dez 2019, 8:55
Indústria Fábrica Mercedes Benz Alemanha
O PMI final de indústria do IHS Markit tem ficado abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração desde fevereiro (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A atividade industrial da zona do euro contraiu pelo 10º mês seguido em novembro embora as fábricas do bloco possam estar se recuperando, como apontam indicadores futuros na pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira.

O PMI final de indústria do IHS Markit tem ficado abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração desde fevereiro, mas atingiu 46,9 em novembro, acima da marca de 45,9 de outubro e acima da preliminar de 46,6.

O subíndice de produção subiu a 47,4, de 46,6.

“Embora ainda sinalize forte taxa de declínio, o PMI de indústria traz alguns sinais encorajadores que vão alimentar a especulação de que o pior acabou para os produtores da zona do euro”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

As novas encomendas, o emprego e as compras de matérias-primas recuaram a uma taxa mais branda, enquanto o otimismo registrou o maior nível em mais de seis anos. O índice de produção futura saltou a 55,3 de 51,9.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.