Indústria da China cresce abaixo do esperado em abril, aponta PMI
O setor manufatureiro da China cresceu mais lentamente do que o esperado em abril, segundo dados divulgados na terça-feira (30) pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), produzido pelo Caixin / Markit.
Em abril, o indicador apontou 50,2 pontos, abaixo dos 51 estimados pela Reuters. Em março, o indicador apresentou 50,8 pontos. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão.
A pesquisa privada do PMI veio depois que o Departamento Nacional de Estatísticas da China divulgou o PMI oficial de manufatura para abril, que ficou em 50,1.
“Em geral, a economia da China mostrou boa resiliência em abril, mas se estabilizou em uma base fraca e não está chegando a um ponto de inflexão ascendente. A reunião do Politburo sinalizou que no primeiro trimestre deste ano a China ajustou marginalmente sua política anticíclica. Como a pressão sobre a economia permanece no segundo trimestre, esperamos que haja pequenos ajustes na política monetária, mas não uma reviravolta”, avalia Zhengsheng Zhong, diretor de análise macroeconômica do CEBM Group.
Veja o documento completo: