Indonésia planeja lançar sua própria criptomoeda
Bank Indonesia (BI), o banco central da Indonésia, planeja emitir uma criptomoeda para acelerar pagamentos.
Atualmente, o banco central está avaliando qual tecnologia irá usar para sua rupia indonésia (cotação: IDR), afirmou o presidente Perry Warjiyo em uma conferência virtual, segundo a Reuters.
Quando emitida, a rupia digital será um instrumento legal de pagamentos na Indonésia, junto com cédulas. Porém, o banco central ainda não possui um cronograma de emissão.
Indonésia, a maior economia do Sudeste Asiático, passou por um aumento nas transações bancárias digitais durante a pandemia da COVID-19.
De acordo com a Reuters, a frequência de transações do país em plataformas bancárias digitais subiu mais de 60% no ano, em mais de 570 milhões em abril, enquanto o valor aumentou 46%, atingindo quase 3,114 trilhões de rupias (quase US$ 217,5 bilhões).
Embora criptomoedas como meio de pagamento sejam banidas no país, é legal negociá-las. No início deste mês, o governo da Indonésia afirmou que estava planejando apresentar impostos sobre lucros pela negociação com criptomoedas.
Com a mais recente notícia, a Indonésia entra para uma lista de países asiáticos que estão analisando uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).
Hong Kong, Tailândia e Coreia do Sul estão trabalhando no lançamento de programas-piloto de CBDCs. A China, que está na frente de grande parte dos países, está se aproximando de lançar seu yuan digital (DCEP).