BusinessTimes

Índices futuros em alta nos EUA: sinal de que novo mandato de Powell não preocupa tanto

11 jan 2022, 8:41 - atualizado em 11 jan 2022, 8:41
Jerome Powell
Otimismo: investidores gostaram da disposição de Powell de seguir apoiando a retomada econômica dos EUA (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)

Os índices futuros operam em alta nos Estados Unidos, refletindo o otimismo do mercado com a audiência de Jerome Powell no Senado, programada para o início desta tarde de terça-feira (11). O presidente do Federal Reserve será ouvido pelos senadores como parte de sua possível recondução a mais um mandato à frente do banco central norte-americano.

Às 8h25 (horário de Brasília), o Dow Jones Futuro subia 0,20%, para 36.023 pontos; o S&P Futuro, 0,31%, para 4.676 pontos; e o Nasdaq Futuro, 0,44%, para 15.676 pontos.

Guinada histórica

A Nasdaq, aliás, deu o tom da mudança, para melhor, do humor dos investidores em relação a Powell. Ontem, o índice à vista protagonizou uma virada histórica ao longo do pregão, revertendo uma queda de 2,7% para um fechamento em leve alta de 0,05%. Segundo o site americano MarketWatch, não se via uma recuperação intraday desta magnitude desde 28 de fevereiro de 2020.

O que anima os investidores é a nota do Federal Reserve antecipando os pontos que Powell abordará em sua audiência com os senadores, dentro de poucas horas. O documento sublinha que o Fed pretende se equilibrar entre o apoio à retomada da economia norte-americana e a geração de empregos, de um lado, e o combate à inflação, de outro.

A nota é um contraponto ao pessimismo do mercado nos últimos dias, quanto a uma guinada mais forte do Fed na direção de uma política monetária austera, focando sobretudo na contenção dos preços.