Mercados

Índices europeus sobem com ganhos do petróleo e esperanças de estímulo

04 dez 2020, 14:52 - atualizado em 04 dez 2020, 14:52
Europa mercados
O índice FTSE 100 de Londres subiu 0,9%, já que os preços do petróleo aumentaram após um acordo entre os membros da Opep+ para continuar a aumentar levemente a produção a partir de janeiro (Imagem: Facebook/ Börse Frankfurt)

Ações de petróleo impulsionaram os mercados europeus nesta sexta-feira, com o índice de Londres atingindo máximas de nove meses, enquanto a fraca criação de empregos nos Estados Unidos fortaleceu as esperanças de um estímulo fiscal.

O índice FTSE 100 de Londres subiu 0,9%, já que os preços do petróleo aumentaram após um acordo entre os membros da Opep+ para continuar a aumentar levemente a produção a partir de janeiro, apesar da continuidade da maior parte das restrições de oferta existentes. O índice de petróleo e gás da Europa saltou 3,1%.

Nos Estados Unidos, dados mostraram que a economia criou o menor número de vagas de trabalho em seis meses em novembro, mas o mercado se recuperou rapidamente à medida que aumentavam as esperanças de que o governo aprove um pacote de alívio ao coronavírus de 908 bilhões de dólares. “Vacinas, o reinício das tratativas sobre estímulos e o novo governo (dos EUA) e um cenário internacional menos conflituoso ainda serão os temas que impulsionam o mercado”, disse Marvin Loh, estrategista sênior para macro global da State Street Global Markets.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,6%, ajudando-o a entrar em território positivo no desempenho semanal – sua quinta semana consecutiva no azul. Dados econômicos decepcionantes e a incerteza em torno do Brexit pesaram sobre o índice esta semana.

O progresso em torno de um acordo comercial pós-Brexit ainda permanecia incerto. Autoridades da União Europeia afirmaram que um acordo poderia finalmente ser alcançado neste fim de semana, mas Londres insistiu que as negociações ainda permaneciam “muito difíceis”.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,92%, a 6.550 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX teve alta de 0,35%, a 13.298 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 valorizou-se 0,62%, a 5.609 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve alta de 0,78%, a 22.178 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,49%, a 8.322 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,37%, a 4.702 pontos.