Bolsas Asiáticas

Índices de ações da China fecham em alta com alívio com Covid em Guangzhou e ganhos de automotivas

30 nov 2022, 8:35 - atualizado em 30 nov 2022, 8:35
Linha de produção da fábrica de assentos automotivos Yanfeng Adient em Xangai
A atividade industrial da China contraiu em um ritmo mais rápido este mês, mostrou uma pesquisa oficial, pressionada pelas restrições da Covid e pela redução da demanda global (Imagem: REUTERS/Aly Song/File Photo)

As ações da China e de Hong Kong tiveram nova alta nesta quarta-feira, com os participantes do mercado comemorando uma flexibilização das medidas contra a Covid-19 na cidade de Guangzhou e as ações de automóveis subindo com a expectativa de possíveis políticas favoráveis ao setor.

A cidade de Guangzhou, no sul do país, relaxou as regras de prevenção da Covid em vários distritos, impulsionando os ânimos do mercado abalados por dados de atividades de serviços e indústria da China piores do que o esperado.

A atividade industrial da China contraiu em um ritmo mais rápido este mês, mostrou uma pesquisa oficial, pressionada pelas restrições da Covid e pela redução da demanda global.

O índice oficial dos gerentes de compras (PMI) da manufatura ficou em 48,0 contra 49,2 em outubro, a leitura mais baixa em sete meses.

“As atividades econômicas provavelmente enfraquecerão ainda mais em dezembro e no primeiro trimestre”, disse Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

“No entanto, a confiança do mercado está melhorando à medida que os investidores olham para além dos dados econômicos fracos no curto prazo. A principal questão na mente dos investidores é quanto tempo levará esse processo de reabertura.”

As ações de automóveis lideraram os ganhos com os fortes números de vendas de outubro, apesar do impacto da Covid. Relatos sobre um movimento da indústria para sugerir que o governo estenda sua isenção de imposto sobre a compra de veículos também contribuíram para o bom humor do mercado.

Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,21%, a 27.968 pontos.

Em Hong Kong, o índice HANG SENG subiu 2,16%, a 18.597 pontos.

Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,05%, a 3.151 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,12%, a 3.853 pontos.

Em Seul, o índice KOSPI teve valorização de 1,61%, a 2.472 pontos.

Em Taiwan, o índice TAIEX registrou alta de 1,16%, a 14.879 pontos.

Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,43%, a 3.290 pontos.

Em Sydney o índice S&P/ASX 200 avançou 0,43%, a 7.284 pontos.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar